Pesquisar este blog

sábado, 11 de setembro de 2010

NOSSO HISTÓRICO


O CDC de Ouriçangas foi inaugurado no dia 15 de Novembro de 2009, localizado na Praça Cônego Estrela, na Biblioteca Municipal. Sua equipe é constituída por Natan Reis (Gestor / Monitor), Gilmar Viana (Monitor) e Maria de Jesus (Monitora). Funcionando de segunda a sexta em três turnos: pela manhã das 8:00 às 12:00 hs, pela tarde das 13:00 às 17:00 e pela noite das 18:00 às 21:00 hs. Temos cadastrado no sistema Vida as oficinas de informática básica e avançada para crianças, informática básica para jovens, adultos e terceira idade, além da oficina de inglês para os jovens. Realizamos palestras explicativas acerca das funcionalidades do CDC, organizamos campanhas como o 1º Natal solidário, onde cada usuário ganhava uma hora a  mais de acesso livre caso doasse um quilo de alimento não perecível que seria distribuído em cestas básicas para famílias carentes.
Contamos ainda com os cursos EAD do Dr. Micro, a exemplo do curso de Empreendedorismo, realizamos parcerias com o cineclube da cidade e estamos tentando desenvolver uma oficina que fomente a produção de cinema de animação. O CDC seguem, buscando parcerias para desenvolver novas oficinas como Designs com os programas GIMP e Inkscape, educação ambiental e reciclagem onde implantaremos a campanha de arrecadação de garrafas PET, há cada cinco garrafas, uma hora adicional de acesso livre, além de inglês para crianças e terceira idade.
Não esquecendo do atendimento ao público, tiramos dúvidas acerca desssas tecnologias, realizamos consultas em sites e todo  tipo de serviço que facilite a vida das pessoas além de incluílas digitalmente.
Nosso CDC está para fazer um ano e é grande a satisfação e felicidade em fazer arte desse projeto que tem muito o que mostrar ainda e muito o que realizar.

Centro Digital de Cidadania de Ouriçangas.



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Calendário Anual de Atividades

Em construção...

Estrutura Física

O CDC de Ouriçangas conta com:

  • 11 computadores (10 terminais e 1 central)
  • 12 Mesas de trabalho
  • 1 Mini  armário
...

Perfil dos Usuários

A maioria dos nossos usuários são jovens adolescentes com idade entre 14 a 18 anos. No entanto atendemos também crianças a partir dos 8 anos, adultos e também a terceira idade.

Em percentual teriamos:

Crianças de 8 a 13 -  10%
Jovens e adolescentes de 14 a 18  - 80%
Adulttos - 5%
3ª Idade - 5%

SELEÇÃO DE BOLSISTAS

Estão abertas as inscrições para Seleção Pública de Monitores Bolsistas do Programa Telecentros.BR para atuarem como Agentes de Inclusão Sociodigital nas unidades dos Centros Digitais de Cidadania - CDC / Telecentros vinculados ao Programa de Inclusão Sociodigital - PISD da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia - SECTI. 

O CDC de Ouriçangas segue com as inscrições até o dia 20 do corrente mês. Segue a relação dos documentos necessários para efetuar a inscrição:

  • A Ficha de Inscrição com os seguintes documentos:
  • 1 (uma) cópia do RG; 
  • 1 (uma) cópia do CPF; 
  • Comprovação de regularidade fiscal de pessoa física disponível no site www.receita.fazenda.gov.br; 
  • 1 (um) comprovante de Declaração Escolar ou (cópia); 
  • 1 (um) comprovante de Endereço Atualizado (cópia); 
  • Currículo comprovado (cópia de certificados de cursos e documentos que comprovem experiências profissionais ou voluntariadas).
Você não pode ficar de fora. Procure um dos Agentes de Inclusão Sociodigital de seu CDC e se inscreva.

Download

Programas livres para edição de imagens, cartões, criação de jogos, animações e arte gráfica em geral...

Inkscape (vetor)

GIMP (bitmap)

Scribus (publishing)
Blender (3D)
http://www.blender.com.br/downloads-tutoriais/page-3 
  

Outros Programas...

Audacity (Editor de audio)
http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm

Ref. http://wiki.softwarelivre.org/InkscapeBrasil